sábado, 17 de abril de 2010

Política de outro campeonato

Vi deliciado o debate entre os três candidatos ao n.º 10 da Downing Street. Nick Clegg (liberal-democrata); David Cameron (conservador); e Gordon Brown (trabalhista) estiveram todos muito bem naquele que foi o primeiro debate televisivo da história política britânica. Embora tenha sido visto por uma média de 9 milhões de telespectadores, não estou seguro que tenha sido um debate suficientemente esclarecedor para o eleitorado britânico que se encontra indeciso. Mas valeu a pena assistir ao talento político e a cordialidade do trato entre todos os candidatos, que fez com que a elevação predominasse durante os 90 minutos que durou o polido confronto. Nick Clegg surpreendeu pela positiva, embora em matérias de educação me tenha parecido um bocado pateta. Nesta área, Gordon Brown esteve muito bem frisando a importância do nível de exigência das escolas inglesas ter de se manter elevado uma vez que “competimos num mercado global com a Ásia, os Estados Unidos e a Europa”. David Cameron, o meu candidato preferido, embora não estivesse mal, não ganhou nada com o debate. Gordon Brown foi, no meu ponto de vista, o vencedor. Nick Clegg, por sua vez, parece ter dado um passo de gigante para fazer parte de um futuro governo multipartidário, tanto com os conservadores de Cameron ou os trabalhistas de Brown. Todavia, assalta-me uma dúvida: existe algum partido verdadeiramente de esquerda no Reino Unido?

Sem comentários:

Vos estis sal terra |

 Vos estis sal terra | "I Vós, diz Cristo Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porq...