sábado, 15 de novembro de 2008

Professores rascas

Ontem, dois secretários de estado da Educação foram recebidos, numa escola em Chelas, com ovos e tomates pelos alunos com a polícia a assistir cobardemente e sem mexer uma palha como de costume. A própria ministra, Maria de Lurdes Rodrigues, também esta semana teve direito a idêntica recepção por alunos numa outra escola.
A explicação para esse acentuar do radicalismo em protestos de rua por parte dos alunos tem uma explicação: os alunos foram instigados pelos seus professores a actuarem como vândalos contra a ministra e até receberam “dispensa das aulas” para isso, como contaram ao DN duas alunas.
A estupidez de Chelas é disso cabal exemplo. Várias dezenas de estudantes foram monopolizados, pelos respectivos docentes, unicamente para se portarem como arruaceiros, isto é, para insultar ao mesmo tempo que atiravam objectos como ovos e tomates que servem antes de mais para humilhar os políticos legitimamente eleitos em causa. A prova disso está no facto de esses professores rascas não terem ensaiado com os alunos os impropérios que estes deveriam dirigir aos secretários de estado. Como não sabiam porque protestavam, os alunos cantaram: “viva o Benfica” entre outras boçalidades.
O objectivo desses professores é criar o caos no sistema educativo para assim pressionar a ministra a não os avaliar. Ou como dizem: “suspender a avaliação”. Não explicam é até quando deve ser a avaliação suspensa na esperança que essa fique eternamente suspensa. Porque o que os professores não querem é ser avaliados.
Se este já “simplificado” modelo de avaliação do desempenho docente, tal como parece, não presta porque não avançam os professores com sugestões para melhorá-lo e para que se torne justo e exequível? Porque quem não quer ser avaliado não quer sequer conceber a existência dum modelo para a sua própria avaliação por mais justo e aplicável que este seja.

Sem comentários:

Vos estis sal terra |

 Vos estis sal terra | "I Vós, diz Cristo Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porq...