sábado, 14 de junho de 2008

Revolução das Trevas de 1979

Estou plenamente convencido que a Revolução Islâmica de 1979 no Irão representa para a humanidade o reverso da Revolução Americana (1776) e Francesa (1789). Depois das luzes do iluminismo temos as trevas do islamismo.
Não me levam a sério, por pensar assim. Mas conforta-me ver um brilhante intelectual como João Pereira Coutinho, que eu tanto admiro, partilhar essa minha real preocupação. Vejam só:
«O Ocidente tapa os ouvidos e prefere não ouvir. Tem sido assim desde 2001. Minto. Tem sido assim desde 1979, uma data que um dia será recordada como hoje recordamos 1917. Khomeini chegava ao poder e, com ele, chegava também um programa radical e totalitário que foi ganhando influência e respeitabilidade pela clareza sinistra dos seus propósitos: expulsar o Ocidente da terra de Alá e, a prazo, exportar esse convite irrecusável de uma submissão global às leis de Deus. Uma «doutrina armada», (...) no futuro, se futuro houver, lembraremos 1979 como o início de uma pequena desgraça: a mais profunda ameaça à sobrevivência do Ocidente depois do comunismo e do nazismo. Mas lembraremos mais: lembraremos como fomos fingindo que 1979 não caminhava para nós.»
Perdoem a falta de modéstia, mas esta é uma daquelas citações que dignificam o próprio suporte que a difunde.

Sem comentários:

Vos estis sal terra |

 Vos estis sal terra | "I Vós, diz Cristo Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porq...